quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010


Um dos habituas que sempre houve em minha casa e que me lembro desde pequenina é o habito da leitura.
Havia livros em todo o lado da casa, livros em que podíamos mexer, livros com os quais podíamos brincar. Livros na sala,nos quatros e até na casa de banho. E esse habito agradeço realmente aos meus pais.Os livros acompanharam-me durante toda a vida, nos dias menos bons refugiava-me em mundos distantes, diferentes dos meus, em vidas fantásticas que me ajudaram a ultrapassar a minha realidade, ajudaram-me a alargar horizontes, a querer descobrir e a questionar tudo e todos não me contentando nunca com a primeira respostas.
Em pequena sonhava ser escritora, escrevi livros e poemas.
Com os meus 6 anos adorava poesia( e também o Marco Paulo, mas isso é para outro post) e acreditava piamente que tinha um dom, e que a minha vida futura passaria por escrever.
Com cerca de 10 anos descobri que não havia um "curso" para ser "ESCRITORA",algo que me ensinasse a ser melhor a escrever melhor e fiquei triste, muito triste sem saber o que fazer quando fosse crescida. A minha mães sempre me incentivou, mostrou-me outras profissões, profissões que me ajudavam a seguir o meu sonha e por volta dos 14anos decidi que queria ser jornalista. E mantive esse sonho ate ir para a faculdade. Á ultima da hora acobardei-me e pensei no desemprego, na luta que teria de travar, e foi para a área de informativa. Não me arrependi, gosto mt daquilo que faço, mas o bichinho ficou e o sonho também.
Lembro-me que adorava a Feira do Livro, na verdade ainda hoje gosto, tenho a colecção completa dos livros "Uma Aventura". Ainda hoje compro todos os anos o ultimo exemplar, é uma ritual, e mesmo quando por algum motivo não consigo ir á Feira do Livro, a minha mãe compra-me esse ultimo exemplar.
Tudo isto para dizer que desde que vim para Lisboa, perdi um pouco do meu habito de leitura, e tenho sentido realmente falta.Fazem-me falta os livros, o toque,o cheiro as historias e aventuras, os mundo diferentes do meu.
Vai daí a semana passada comprei o meu primeiro livro Lisboeta!
Não sou esquisita com livros, não tenho um autor favorito, nem um género literário de eleição. Raramente decoro títulos e autores.Gosto de tudo, leito tudo, até a revista Maria!!!
Sou incapaz de ir ver um filme que tenha sido adaptado de um livro sem ler primeiro o livro, e verdade seja dita a maioria das vezes fico bastante desiludida com o resultado do filme.
Não gosto de acabar com a minha imaginação, com aquele mundo que criei, que acaba por ser só meu, e passado para filme passa a ser a visão de um outro, muitas vezes totalmente diferentes da minha.
Quanto ao meu livro estou a gostar, por ter retomado o meu habito, e também estou a gostar do livro!Incrivelmente ainda não o acabei de ler, costumo devorar livros, mas estou a fazê-lo durar pois n sei quando vai ser a minha próxima aquisição

Sem comentários:

Enviar um comentário