quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Porque tambem tenho de dar o devido mérito á Sorte ( apesar de não ser só com ela que me tenho safado )

Ontem num jantar de amigos, onde felizmente nenhum faz parte das estatísticas e está tudo empregado ( e bem empregado) comentamos sobre a sorte que tínhamos. Que as coisas correram realmente bem, porque todos nós conhecíamos pessoas que apesar de terem acabado o curso na mesma altura ainda estavam á procura...
E a verdade é que nem sempre as pessoas pensam na sorte que têm, porque acabem por ter as coisas como um bem adquirido.
E eu faço parte das pessoas sortudas, podia dizer q tinha sido mérito ( foi algum) mas a verdade é que foi mt sorte, acredito que haja gente muito boa no desemprego ou então ainda á espera de um primeiro emprego.
Eu tive sorte na escolha do curso, apesar de ter la ido parar quase de para-quedas, tive sorte de ter acabado o mesmo antes de Bolonha e ter um estagio obrigatório, no meu caso de quase 10 meses. Tive a sorte do estágio em que fiquei, pois era o único remunerado e foi só apartir daqui que eu percebi o que podia fazer da vida, quais os caminhos que podia escolher depois da licenciatura.
Tive sorte com o estagio em si, onde aprendi muito ( inclusive aquilo que não queria fazer), aprendi não só da minha profissão mas também como lidar com pessoas, muitas com feitios muito muito complicados. Aprendi a desenrascar-me, porque nunca me deram tarefas fáceis, de poucas responsabilidade, muito pelo contrario.
No final, propuseram-me ficar, decidi arriscar, que podia arranjar melhor, e recusei.
Entretanto entrei num mestrado e pensei se queria dedicar-me só a isto, não trabalhar pela primeira vez durante o percurso académico.
Não consegui, e fui trabalhar para uma loja.
Em Maio decidi que era altura de começar a procurar trabalho na minha área, comecei pelo Porto, a procura não foi muito grande, não enviei mts CV ate porque estava a dedicar-me ao mestrado.Alarguei horizontes e mandei um pa Lisboa.
Em Julho fui chamada para uma entrevista urgente em Lisboa, para o dia seguinte, dia em que embarcava para a Tunísia. Fiquei triste, mas achei que haviam de existir mais oportunidades ( não podia cancelar tudo a ultima da hora).
Passado uma semana esta de regresso ao Porto, mal saí do avião e liguei o telomovel estavam a ligar-me da tal empresa em Lisboa. Que afinal alguém tinha desistido e que o período de contratação tinha alargado e que se eu pudesse ir a Lisboa ainda nessa semana conseguiriam uma vaga para mim. Fui no dia seguinte, tive mais 3 entrevista ( ia e vinha do porto para Lisboa no mesmo dia). Fui sozinha, não conhecia minimamente Lisboa. A empresa ficava super longe do centro ( Alfragide) com um serviço de transportes mt mau. O que custou foi o primeiro dia.
Passado uma semana fizeram-me uma proposta, um valor pequenino, que mal dava para pagar despesas da casa e alimentação.
E arrisquei disse que sim, tinha que ganhar experiência. Ia ser difícil, não podia contar mt com o apoio financeira da mãe, ia ter de saber controlar-me e desenrascar-me sozinha.
Não foi fácil, e quem seguiu o blogue sabe que muitas vezes quis desistir. Nunca o fiz.
Passado um ano achei que era altura de voltar ao Porto, mandei 2 CV, a intenção não era voltar logo logo, era apenas voltar, um dia... Fui contactada pelas duas empresas passado semanas de ter enviado os CV´s.
Depois de algumas entrevista, uma delas inclusive em Lisboa num centro comercial, porque não pude deslocar-me ao Porto, as duas fizeram-me proposta.
Escolhi uma e arrependi-me...
Não gostei daquilo que fazia, não gostei da empresa em si, gostei das pessoas com quem trabalhei ( felizmente tive sempre sorte) e não gostei de voltar.
passado uns 2 meses achei que era altura de mandar CV´s, porque não estava bem. Custava-me levantar tds os dias pa trabalhar e não ha muitas coisas pior que isso.
Já em Dezembro, a faltarem duas semaninhas pa Janeiro, perto da 23h mandei um CV´s, para uma empresa que não conhecia, mas que tinha uma proposta interessada. Numa área que anda não conhecia muito, que que sabia que era o caminho que queria.
Enviei o meu currículo e nunca mais pensei nisso. No dia seguinte estavam a ligar-me para marcar entrevista. Fui a entrevista na semana seguinte a uma 2º feira, na terça tava, a ligar-me a fazer proposta, recusei. Na quarta ligaram-me novamente com uma proposta melhor e deram-me até sexta pa pensar.
Não foi uma decisão fácil esta de voltar, foi quase de um dia po outro. tudo muito depressa como diz a minha irmã.
Mas a verdade é que na minha vida as mudanças costumas ser assim uma loucura...
E sim sou boa naquilo que faço, sou desenrascada, e quando não sei não descanso ate saber. Gosto de aprender e estou sempre disposta a trabalhar. Mas caramba tenho tido muita sorte.
E amanha posso ficar desempregada e não conseguir arranjar nada, dizer mal da minha vida mas vou continuar a ser uma pessoa de sorte. Porque mudei quando quis, porque arrisquei quando se calhar não devia, quando todos me diziam pa ficar quietinha do meu canto, e até agora tem corrido tudo bem.
Tudo isto pa dizer que que as vezes basta fazer as coisas na altura certa, naquele momento exacto e a sorte bate-nos a porta.
Depois vem a parte difícil, temos de ser bons, temos de saber aproveitar a "sorte" e ser capazes de nos diferenciar dos demais.

Sem comentários:

Enviar um comentário