quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Das diferenças linguisticas

A lagartixa


A sardanisca




Desde que vivo em Lisboa (da primeira vez também conta) que a grande maioria das pessoas diz que não tenho pronuncia do Porto. Que não se nota as minhas "origens" .
A verdade é que apesar de não gostar de ter uma pronuncia carregada do norte, fico um bocadinho triste. A pronuncia do porto é bonita ( quando não demasiado carregada), e faz parte de mim da minha realidade.Mas antes não a ter do que andar a falar aí a senhora do Bolhão ( com todo o respeito que adoro lá ir).
Pois bem no outro dia em conversas durante o almoço tava a explicar que uma das actividades favoritas das minhas gatas era caçar sardaniscas... pois bem sardaniscas????
Houve quem perguntasse se era algum tipo de pássaro(???) ou talvez um peixe. Houve até quem afirmasse que era mesmo um insecto tipo borboleta.
Depois de algumas explicações e um desenho chegamos a conclusão que em Lisboa ( ou talvez por todo o Portugal menos no Porto) uma Sardanisca é o mesmo que uma lagartixa(???), ou no pior dos casos uma osga.
Pois para mim uma lagartixa é algo bem diferente de uma sardanisca, alias como mostra a minha pesquisa do Google.
Tudo isto para concluir que fiquei contente, porque apesar de dizer bué (raios não consigo deixar de usar esta expressão) e já dizer na maioria das vezes Tennis ( e o pior é que começo a usar o singular) ainda mantenho algumas expressões tipicamente do Porto. Porque as origens nunca se perdem e eu tenho o maior orgulho nas minhas :=)

Sem comentários:

Enviar um comentário